Importância da Educação Ambiental

São muitos os fatores que contribuem para que ocorra uma melhora da qualidade de vida das pessoas e na sua relação com o meio ambiente.

Existem diversas regras que estabelecem um convívio pacífico e harmonioso entre o ser humano e a natureza, sendo que durante toda a sua existência o homem foi deixando de ser um elemento da natureza e passou a ser um agressor.

A educação ambiental é um elemento de muita importância para o desenvolvimente de uma sociedade mais consciente e portanto desde a educação infantil as crianças precisam viver na prática situações que as envolvam na preservação do meio ambiente, com atividades que saiam da teoria e mostre na prática como fazer e de preferência que seja possível ser incluso na vida cotidiana.

Hoje a qualidade de vida do homem está ligada ao desenvolvimento sustentavel que visa usar elementos da natureza trazendo um impacto controlado que não leve a extinção da fauna e flora, contaminação da água e ar, poluição dos mares, rios, lagos por industrias, residências através de esgoto, lixo entre outros.

Como já dissermos é no ambiente escolar que vamos começar a mudar as gerações e permiter que as pessoas possam mudar o seu comportamento, através de atitudes simples como desligar a luz para economizar energia elétrica, não jogar lixo na rua, usar a água de maneira racional quando toma-se banho, escova-se os dentes, reciclar o lixo, fazer compostagem que são medidas simples que se cada cidadão fazer vai contribuir com a natureza e a melhora na qualidade de vida

O centros urbanos têm sofrido muito com o aumento populacional fato este que está diretamente relacionado com o desequilíbrio ambiental em nossas metrópoles.

Instrumentos como conselhos municipais de defesa do meio ambiente, Agenda 21, fiscalização por parte dos órgãos ambientais, são importantes neste processo.